segunda-feira, 16 de junho de 2014

Universidade Babeș-Bolyai (Roménia) nomeia António Lobo Antunes para distinção Doctor Honoris Causa

A Universidade Babeș-Bolyai, em Cluj-Napoca, na Roménia, nomeou António Lobo Antunes para a atribuição das insígnias de Doctor Honoris Causa, em cerimónia a realizar-se em Outubro. 

Segundo aquela instituição e do seu comunicado feito ao escritor, a que tivemos acesso por cortesia de Maria de Piedade Ferreira (editora da LeYa), esta distinção deve-se ao «contributo excepcional» que António Lobo Antunes presta à «literatura mundial e à divulgação da cultura portuguesa no mundo».

Outras personalidades já foram distinguidas com o mesmo grau por esta Universidade, como o escritor Mario Vargas Llosa, o químico Jean-Marie Lehn e o biólogo George Palade (os três tendo alcançado o Prémio Nobel nas suas categorias), os historiadores Jacques Le Goff e Harald Zimmermann, e ainda a chanceler alemã Angela Merkel e o cardeal Joseph Ratzinger (Papa Bento XVI).

Mais adianta o comunicado que a obra de António Lobo Antunes é bem conhecida e bastante apreciada pelos estudantes e professores daquela universidade.

O escritor português estará então presente na cidade de Cluj-Napoca (a 3ª maior cidade romena) para a cerimónia de imposição das insígnias que ocorrerá nos dias 6 e 7 de Outubro.

Sem comentários: